É necessário que a ética e a moral figurem entre os valores empresariais.

“Tudo o que não puder contar como fez, Não faça. Pois se há razões para não contar. Há razões para não fazer”. Immanuel Kant (1724 – 1804)

Conceito de Ética – É um conjunto de valores morais e princípios norteando a conduta humana na sociedade. Ela equilibra o bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Apesar de não se confundir com as leis, a ética está relacionada com o sentimento de justiça social.

A importância da ética nas empresas cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a consequente autonomia dada às pessoas. Os chefes, verdadeiros xerifes até então, já não tinham tanto poder para controlar a atitude de todos, dizer o que era certo ou errado. (JACOMINO, 2000, p.29).

Através da Resolução CFC 290/1970 foi criado o código de ética para os contadores e atualizado pela Resolução 803/1996. É o verdadeiro norteador, que deve reger toda a conduta dos elementos envolvidos nela.

Um balanço patrimonial saudável deve assim se apresentar:

Que o índice de liquidez seja superior a 1 = Ativo Circulante/Passivo Circulante, devendo ser aplicada a mesma ideia ao não circulante.

Nesta era da informatização, a transparência é um caminho sem volta. Por isto, você, empresário, deve garantir que a ética e a transparência sejam efetivas em suas atividades.

Se quiser, te enviaremos um questionário para avaliação gratuita de como anda sua empresa quanto à ética e transparência, bastando nos informar alguns de seus dados, sendo que retornaremos com nosso termo de confidencialidade de acordo com as exigências da LGPD.

 

 

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