Seu contador está cometendo erros, como pagando multas, não fornecendo balancetes atualizados, ou com falhas ou não te assessorando como você gostaria, mas não gostaria de trocá-lo. O que fazer nessa situação?

 

É simples, diga isso mesmo ao auditor e peça um diagnóstico da situação. Serão efetuadas entrevistas consigo, com parte de sua equipe que se relaciona com ele e com o próprio contador. Com certeza existem falhas de ambos os lados, bastando somente harmonizar os procedimentos entre si.

 

Podemos citar falhas já comentadas em artigos anteriores, como:

https://binahauditores.com.br/2021/09/01/quem-sao-os-responsaveis-pelo-balanco-da-empresa-o-empresario-ou-o-contador/

 

https://binahauditores.com.br/2021/06/24/erros-contabeis-tem-como-evitar/

 

No diagnóstico, apresentado em linguagem não técnica e de fácil compreensão serão apresentados os pontos que requerem melhorias, que poderão ser:

→ Formas, prazos e maneira adequada de enviar a documentação ao contador, tudo bem detalhado;

→ Relatórios, prazo e análises de enviar a documentação à empresa, tudo bem detalhado.

 

O acompanhamento acontece durante alguns meses, analisando esse material e indicando as melhorias necessárias. Vamos citar algumas falhas contábeis:

 

→ Não utilizar o regime de competência em especial nas obrigações, como as junto aos fornecedores de materiais, de serviços e aquisição de bens do imobilizado;

→ Não registrar em receitas diferidas os faturamentos antecipados;

→ Não contabilizar os empréstimos obtidos e a apropriação dos juros;

→ Não contabilizar mensalmente as depreciações e amortizações do imobilizado e do diferido.

 

Essas falhas podem decorrer por dois motivos:

→ Do próprio contador a fim de ocupar menos horas em seu trabalho;

→ Da própria empresa, por não enviar a documentação ao contador e possíveis explicações.

 

Essa situação nos lembra de um fato acontecido junto a um cliente que alegava enviar de seu sistema financeiro os relatórios mensais, porém o gerente financeiro que mantinha a documentação dos compromissos a pagar, apenas os registrava em seu sistema alguns dias antes de seu vencimento e não na data de aquisição.

 

Propomos a efetuar um diagnóstico on-line aos primeiros cinco contatos, desde que nos envie antecipadamente suas queixas e um último balancete obtido de seu contador podendo ser através deste site em “contatos”, ou pelos e-mails:

fiore@binahauditores.com.br e binah.rj@binahauditores.com.br

 

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